segunda-feira, 5 de julho de 2010

Casas de Campo

No centro do projecto da associação e no cumprimento dos estatutos está a recuperação do património da aldeia. Assim, a Associação dispõe hoje de património próprio constituído por cinco casas totalmente restauradas, de acordo com as características tradicionais de habitação das aldeias durienses destinadas ao turismo de aldeia, e com a seguinte tipologia:

Casa da Fonte

Aquisição da “Casa da Fonte” onde o andar superior é uma casa de campo tipo T1 para visitantes e no andar inferior uma taberna tradicional denominada “Taberna do Chico”, uma “Loja do Tear” e uma Escola Museu. Concluída em 2001.



Casa Bastardo

Aquisição da “Casa Bastardo” que se encontrava em ruínas, para nela instalar um T2 para visitantes, e nas duas lojas do rés-do-chão, uma será destinada a uma exposição de Bonecas Regionais (Portugal e Estrangeiro) e Medalhas Comemorativas e outra a uma exposição de Bandeiras, Guiões, Estandartes e Galhardetes. Iniciada a sua reconstrução em 2000 com o apoio do Programa Leader, concluída em 2002.



Casa do Lagar

O lagar da “Casa Bastardo” foi aproveitado para aí instalar um T1 para visitantes. Iniciada a recuperação em 2001 e terminada em 2003.



Casa da Luz

Aquisição em 2002 para instalar um T2 para visitantes e, no rés-do-chão, o Museu-oficina de ourivesaria “António do Nascimento Fernandes & Irmão”.





Casa do Zeferino
 

Aquisição em 1994 da “Casa do Zeferino” que se encontrava em ruínas, para nela instalar a Sede da Associação, um salão para reuniões, palestras e exposições e um Museu de Sítio “Dr. Acácio Pita Negrão”. Início da recuperação em 1996, terminada em 2000.



Sem comentários:

Enviar um comentário