sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pólos Museológicos

A paisagem, o património construído, artístico e cultural, a história, costumes e tradições, o artesanato, a gastronomia, as feiras, festas e procissões, as danças e cantares, tudo isto a par das actividades agrícolas, dos produtos da Região e do vinho por excelência, devem constituir motivos de atenção e interesse que contribuam, por um lado para a atracção de visitantes e por outro a fixação das populações com a consequente melhoria da qualidade de vida e bem-estar, com reconhecimento e valorização da sua própria identidade.

Este projecto museológico libertar-se-á das suas paredes, trabalhará com a comunidade, com as colecções, libertar-se-á dos objectos herdados em favor dos objectos criados, dedicar-se-á ao trabalho com ideias e com aspirações de cada ser humano.

Museu de Sítio “Dr. Acácio Pita Negrão”

Instalado na casa sede da Associação, pretende ser um repositório de vida e costumes da freguesia com exposição de uma casa tradicional, com cozinha, salas, quartos e as lojas no rés-do-chão.

Museu Oficina de Ourivesaria “António do Nascimento Fernandes & Irmão”
Reposição de uma oficina de ourives que desde a década de 30 funcionou mais de 60 anos na cidade do Porto.

• Museu da Escola
Reposição de uma sala de aula da década de 40 com o equipamento e material escolar da época, bem como a exposição de livros, mapas e equipamento de diversas épocas.

• Museu “Taberna do Chico”
Reposição no próprio local da loja (“venda”) que funcionou na freguesia mais de 30 anos.

• Loja do Tear
Recreação do local de trabalho de tecedeira com tradição na freguesia, do fabrico de mantas de trapos e outros artefactos.

• Exposições Permanentes
- Colecção de bonecas regionais e de países de todo o mundo
- Colecção de guiões e galhardetes de terras de Portugal
- Colecção de medalhas comemorativas

Sem comentários:

Enviar um comentário